top of page
Buscar

Xarope de cebola e mel

Atualizado: 10 de fev. de 2021

Pode não parecer apelativo, mas o xarope de cebola e mel resulta de uma combinação vencedora quando se trata de melhorar o seu sistema imunitário.


Vou-lhe falar de cada um destes ingredientes, das suas características e de como, juntos, fazem tanto pela sua saúde. No final do artigo, deixo-lhe a receita para que possa fazer o seu xarope de cebola e mel.


A cebola (Allium cepa) contém compostos derivados do enxofre, como o dissulfeto de alilo propilo, que lhe confere o cheiro característico e é responsável por nos pôr a chorar enquanto estamos a cortar uma cebola. Quanto mais chorarmos melhor, pelo menos neste caso!



Esta característica faz da cebola um dos remédios naturais mais eficazes para combater processos infecciosos do aparelho respiratório.


Para além disto, tem efeito antisséptico, antibiótico, analgésico, anti-inflamatório, desintoxicante e expetorante. Ajuda a eliminar as mucosidades do sistema respiratório, sendo útil em constipações, tosse e gripes produzidas por frio.


Mas, atenção, se a fervermos ficamos apenas com propriedades de antibiótico, uma vez que se perdem - ou não se formam - os seus compostos voláteis enxofrados.

Rica em quercitina, a cebola é um flavonóide que inibe a libertação de histamina, logo também tem um efeito antialérgico e anti-inflamatório.

Por sua vez, o mel é um alimento produzido pelas abelhas para a sua sobrevivência. O mel cru tem propriedades antibacterianas, antimicrobianas e antioxidantes. Contém ainda na sua composição enzimas, como a inhibinas, e ácidos orgânicos, como o ácido fórmico, que podem explicar o seu uso tão popular e eficaz nas infeções dos brônquios.


No entanto, se comprar um mel que tenha sido pasteurizado (processo de eliminação de microrganismos patogénicos a uma certa temperatura e durante um determinado tempo), e em casos em que se aquece a temperaturas superiores a 80.º C, destruímos estas enzimas.

Faça-me um favor: compre mel da sua zona. Precisamos de apoiar e manter as nossas abelhas!

O xarope de cebola e mel é uma forma muito simples, natural e prática de apoiarmos o nosso sistema imunitário.


Como fazer o xarope de cebola e mel?


Basta cortar em bocados pequenos 1 ou 2 cebolas, dependendo do tamanho, colocar numa frasco de vidro e adicionar 2 c. sopa de mel. Mexer bem e deixar macerar durante 8 h. Passado este tempo, coamos a cebola e vamos tomando umas colheres do sumo que se formou.


Já conhecia este xarope? Se tiver dúvidas sobre como melhorar a sua imunidade, por favor deixe o seu comentário. Eu adoro poder partilhar o meu conhecimento e saber a sua opinião!

Se, entretanto, quiser saber como a Naturopatia o pode ajudar, saiba mais sobre a Consulta de Saúde Integral do Adulto. Se precisar de aconselhamento individual, personalizado e adequado às suas necessidades, marque uma consulta comigo.



160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page