Sauna infravermelhos

As saunas são usadas há centenas de anos, especialmente nos países escandinavos. Tradicionalmente usadas na Finlândia, as saunas demonstraram já inúmeros benefícios terapêuticos tendo-se alargado a sua utilização ao mundo inteiro.

As saunas de infravermelhos são diferentes das saunas a vapor ou secas.

As saunas de infravermelhos emitem comprimentos de onda infravermelhos que atuam principalmente nos vasos sanguíneos cutâneos e nos recetores nervosos.

Consultas e Métodos de Avaliação

Uma sauna de infravermelhos é um tipo de sauna que usa luz para criar calor, sendo que essa luz faz parte dos raios solares e é necessária para a nossa saúde.

Por vezes, este tipo de sauna é chamado de “sauna de infravermelho distante”. A denominação “distante” descreve onde é que as ondas infravermelhas incidem no espectro de luz.

Uma sauna tradicional usa calor para aquecer o ar que, por sua vez, aquece o seu corpo. Uma sauna infravermelha aquece o seu corpo diretamente, sem aquecer o ar à sua volta, produzindo bastante suor.

O infravermelho penetra mais profundamente – até 5 mm de profundidade –, mobilizando e queimando gordura. Isto vai ajudar não só na perda de peso, mas também na desintoxicação. Muitas das toxinas que absorvemos, através dos produtos químicos sintéticos presentes no ambiente e que se aglomeram na comida, na água e no ar que ingerimos, estão acumuladas nas nossas células adiposas. Com este tratamento mais profundo, essas toxinas são mobilizadas através da produção do suor e eliminadas.

As saunas em geral produzem reações semelhantes às provocadas por exercícios moderados, produzindo uma sudorese vigorosa e um aumento da frequência cardíaca.

Uma sauna infravermelha, por sua vez, produz esses resultados a temperaturas mais baixas do que uma sauna normal, o que a torna acessível para pessoas que não toleram o calor de uma sauna convencional.

SusanaAguas-424.jpg

Porque é que a sauna de infravermelhos é considerada mais benéfica em termos de saúde?

Foram feitos vários estudos sobre o uso de saunas infravermelhas no tratamento de problemas crónicos de saúde, como hipertensão, insuficiência cardíaca, demência e doença de Alzheimer, dor de cabeça, diabetes tipo 2 e artrite reumatoide, e encontraram-se algumas evidências do seu benefício.

Por outro lado, nenhum efeito adverso foi relatado com saunas infravermelhas.

SusanaAguas-463.jpg

Benefícios da utilização da sauna de infravermelhos:

- Modulação do Sistema Imunológico;

- Redução de resposta ao stress e equilíbrio do sistema nervoso autónomo;

- Melhoria da circulação sanguínea;

- Eliminação de toxinas (através da sudação) e consequente desintoxicação do corpo;

- Ajuda no equilíbrio do açúcar no sangue;

- Melhoria das dores articulares;

- Redução do stress oxidativo.