SusanaAguas-189_edited.jpg

Sou a Susana, Naturopata especialista em Medicina Natural Integrativa.

Olá, seja muito bem-vindo!

A minha relação com os alimentos e com as suas características vem desde a minha formação académica em Engenharia Alimentar. Por ter tido um contacto muito próximo com os processos de fabrico e confeção de muitos alimentos, cedo soube que cultivar uma relação de harmonia e de preservação do seu estado natural e energético era o caminho para uma vida mais saudável.

Mas foi em 2007, perante um problema de saúde do meu marido, que descobri o verdadeiro poder que a nossa alimentação tem na nossa saúde.

 

Com um diagnóstico de sensibilidade ao glúten não celíaca, foi preciso fazermos alterações substanciais nas nossas rotinas, sobretudo nos nossos hábitos alimentares. Retirar o glúten da dieta não se revelou suficiente e, então, eu, que acredito profundamente que há sempre algo mais a fazer, arregacei as mangas, pesquisei e estudei para encontrar as respostas que a medicina convencional não nos estava a conseguir dar.

Durante a minha segunda gravidez, voltei a ter a experiência pessoal de que a Natureza cura. Entrei em fadiga adrenal por privação de sono. Tive crises de ansiedade e ataques de pânico. Mais uma vez, fiz uma busca incessante de informação sobre esta área, aprendi imenso e não precisei de recorrer a medicação química.

SusanaAguas-199.jpg
SusanaAguas-258.jpg

Nos últimos anos fiz também várias formações em Gastroenterologia Integrativa, Naturopatia Pediátrica e da Mulher, Microscopia do Campo Escuro, Nutrição Clínica Funcional, Terapia Sacro Craniana, Análise Diferencial e Massagem Terapêutica.

Hoje, sei que todas estas aprendizagens se integram e complementam na minha abordagem à Saúde e na forma como desenvolvo o meu trabalho e o meu estudo em temas como alergias e sensibilidades alimentares em crianças e adultos.

Como Mulher, Naturopata e também como Mãe, ponho todo o meu conhecimento ao serviço da cura integrada das mais variadas doenças, especialmente as do sistema digestivo, glândulas adrenais, infantis e da saúde da mulher.

Estou aqui para o guiar para um estilo de vida que inclui uma alimentação adaptada ao seu organismo, exercício físico, fé e meditação. Para que desenvolva o seu “projeto” interno, em direção a um caminho de transformação e de cura.

Com soluções mais naturais e menos invasivas, apresento-lhe alimentos, plantas medicinais, suplementos e práticas mente-corpo-espírito que realmente funcionam e que resultam de cuidados, estudos e evidências científicas. O trabalho clínico que desenvolvo há mais de uma década é, por isso, um importante complemento à medicina convencional.

Defensora de um estilo de vida natural e saudável, pratico, com o meu marido e os meus dois filhos, aquilo que defendo. Mãe e profissional, sou apaixonada pelo trabalho com famílias e crianças. Adoro viajar e estar em contacto com a Natureza e não dispenso uma boa caminhada pela praia ou pela mata. Cozinhar é outra das minhas paixões.

A minha missão é simples: ajudá-lo a alcançar mudanças positivas, efetivas e duradouras no seu bem-estar e na sua saúde.

Estou aqui para o ajudar a sentir-se confiante e empoderado nas suas escolhas, unindo a sabedoria tradicional às ferramentas de que precisa. Para que potencie a sua saúde e o seu bem-estar geral.

Se chegou até aqui é porque procura soluções reais, que vão à raiz dos problemas. É porque quer resultados diferentes dos que obteve até agora. Se o que quer não é apenas mais medicamentos que não lhe devolvem a sua saúde e energia, está no lugar certo!

SusanaAguas-140.jpg

A minha abordagem

A minha prática clínica baseia-se numa abordagem holística. Combino o rigor de técnicas baseadas em evidências científicas com a sabedoria da natureza e a experiência vivida com cada paciente, sendo a Nutrição Clínica Funcional um dos pilares do tratamento.

A terapia que aplico em cada processo é centrada na pessoa e não no seu diagnóstico. Nós não somos uma doença ou um órgão. Somos mente, corpo e espírito.

Você é um ser único, não só no seu perfil genético, bioquímico e estrutural, mas também na forma como vive as suas experiências e gere as suas emoções.

A minha abordagem inclui um programa integral de saúde que engloba, para além dos exames físicos, aconselhamento de nutrição adequada aos sinais e sintomas clínicos, explicação sobre a correta utilização de compostos fitoterápicos e micronutrientes que vão tratar as disfunções encontradas, bem como apoio em todo o processo de mudança para um estilo de vida mais adequado ao seu caso particular.

 
SusanaAguas-281.jpg

Serei a sua guia, equilibrando-o e ensinando-o ao longo do processo, para que a sua autocura seja um sucesso.

Pode encontrar-me aqui:

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Com Saúde e Amor,

Susana

SusanaAguas-278.jpg

TESTEMUNHOS SOBRE O MEU TRABALHO

“Uns anos depois de ser mãe pela segunda vez comecei a sentir inchaço e dor nas duas mamas, antes e durante o período menstrual. De início não liguei, mas a determinada altura comentei com o ginecologista. O diagnóstico não era preocupante, tinha “apenas” um fibroadenolipoma com 38 mm. Ora, não era preocupante para os médicos, pois para mim continuava a ser uma preocupação, até porque era mesmo muito incomodativo, nem conseguia dormir de barriga para baixo! No início de 2020, dispus-me a ver se resolvia esta questão. O diagnóstico foi bem diferente e a prescrição também. Foi necessário perceber melhor o meu corpo e como é que ele estava a funcionar, e verificou-se que todo o metabolismo dos estrogénios estava alterado. Tenho uma carga genética pouco favorável! O que se seguiu? Mudanças alimentares, direcionadas para as minhas necessidades e o meu metabolismo e complementadas com alguns suplementos alimentares, fizeram toda a diferença.

Na semana passada voltei a fazer exame e a médica, incrédula, disse que não encontrava nada. Sim, era verdade, não estava lá nada. Já há algum tempo que sentia o corpo mamário menos denso e deixei de sentir dores, mas, sem ver, nem queria ter grandes esperanças. 

Para que toda esta alteração fosse possível foi necessário seguir com rigor todas as recomendações e ser persistente, pois nada acontece do dia para a noite!

E ainda não referi que a minha pele não estava tão boa desde os 11 anos. Obrigada, Susana!”

- Maria Cristina